...surgiu, como se desintoxicar do homem errado, mas com o tempo mudou para "Como se desintoxicar da pessoa errada". Existem mulheres e homens intoxicados.Tanto as mulheres quanto os homens tem sua parcela de culpa por se intoxicarem pelas pessoas erradas, afinal, todos temos o livre arbítrio, temos como escolher, cada um tem a sua responsabilidade! Esse blog surgiu para trocar experiências, dar um ponto de vista diferente para que seja feita a auto-análise para mudar algo....descubra o que será mudado em você. Seja feliz. Sua felicidade depende somente de você!!! Não coloque a responsabilidade de sua felicidade em alguém que não possa te fazer feliz.

sábado, 16 de julho de 2016

O que é solidão?

O que é solidão? O psicólogo existencial Jadir Lessa cita o seguinte: “O filósofo alemão Martin Heidegger (1889-1976) afirma em Ser e Tempo que estar só é a condição original de todo ser humano. Que cada um de nós é só no mundo. É como se o nascimento fosse uma espécie de lançamento da pessoa à sua própria sorte. Podemos nos conformar com isso ou não. Mas nos distinguimos uns dos outros pela maneira como lidamos com a solidão e com o sentimento de liberdade ou de abandono que dela decorre, dependendo do modo como interpretamos a origem de nossa existência. O homem se torna autêntico quando aceita a solidão como o preço da sua própria liberdade. E se torna inautêntico quando interpreta a solidão como abandono, como uma espécie de desconsideração de Deus ou da vida em relação a ele. Com isso abre mão de sua própria existência, tornando-se um estranho para si mesmo, colocando-se a serviço dos outros e diluindo-se no impessoal. Permanece na vida sendo um coadjuvante em sua própria história.”
O ser autêntico é aquele que responde pela sua vida, o ator principal, o arquiteto de sua própria obra-prima, de sua vida.
O psicoterapeuta Flávio Gikovate cita que a solidão é boa (leitura recomendada), que ficar sozinho não é vergonhoso. Ao contrário, dá dignidade à pessoa. As boas relações afetivas são ótimas, são como ficar sozinho: ninguém exige nada de ninguém e ambos crescem. Todas as pessoas deveriam ficar sozinhas de vez em quando, para estabelecer um diálogo interno e descobrir sua força pessoal. Na solidão, o indivíduo entende que a harmonia e a paz de espírito só podem ser encontradas dentro dele mesmo.
Dedique um breve instante a fechar os olhos, abrir seu coração e sentir todo o amor que vem de dentro dele, no seu silêncio natural e saudável. Cuide de você.

Fonte:Superinteresante

3 comentários:

  1. Olá, eu sigo seu blog, e hoje ao ler isso me lembrei do que escrevi (quandoumhomemamaumamulher.blogspot.com) há cerca de 3 anos:
    - Solidão não é falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo.
    Isto é carência.
    Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos.
    Isto é saudade.
    Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe para realinhar os pensamentos.
    Isto é equilíbrio.
    Solidão não é a reclusão involuntária que o destino nos impõe para revermos nossa vida.
    Isto é um princípio da natureza.
    Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado.
    Isto é circunstância.
    Solidão é muito mais do que isto.
    Solidão está sendo me perder de mim mesmo e procurar em vão pela minha alma.
    Abraços, Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde Carlos, muito obrigada pelo comentário.
      Linda sua poesia. parabéns.

      Abraços

      Excluir

Espero que o blog tenha te ajudado e agradeço a sua participação com seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...